1. Bob Marley
Robert Nesta Marley, natural de Saint Ann, nascido em 06/02/1945, foi cantor, guitarrista e compositor jamaicano, enfrentando muita perseguição desde pequeno entre os negros por ser mulato e de baixa estatura, tendo começado a usar maconha aos 7 anos de idade. Ficou conhecido na Jamaica por divulgar o movimento Rastafári (um movimento religioso criado na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses negros em meados dos anos 20), sendo grande parte de seus trabalhos voltados aos problemas dos pobres e oprimidos.
Seus maiores sucessos foram “No Woman, No Cry“, em 1975, e “One Love”, em 1977 , considerada pela BBC a canção do milênio. Bob Marley faleceu aos 36 anos de idade de câncer, em 11 de maio de 1981, o qual evolui de uma ferida sem seu dedo do pé, diagnosticada como um tipo raro de câncer, e se espalhou para o cérebro, o pulmão e estômago, em Miami. Junto ao artista foram enterrados a guitarra Gibson Les Paul, um pote de maconha, uma bola de futebol e uma bíblia.
2. Cássia Eller
Cássia Rejane Eller, natural do Rio de Janeiro, nascida em 10 de dezembro de 1962 foi uma cantora e violinista do rock brasileiro dos anos 90, conhecida pela voz grave e o acletismo musical interpretando canções de Cazuza, Renato Russo, Chico Buarque e Nirvana, entre outros.
Assumiu postura de interprete, tendo composto apenas três canções das que gravou: “Lullaby”, “Eles” e “O Marginal”.
Cássia Eller era homossexual e teve grandes problemas com álcool e outras drogas, falecendo em 19 de dezembro de 2001 por parada cardiorrespiratória, possivelmente de estresse (a hipótese de overdose levantada como causa da morte foi descartada pelo IML).
3. Cazuza
Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, nasceu em 04 de abril de 1958 no Rio de Janeiro, foi cantor e compositor , ganhando fama como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho, com sucessos como: “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Maior Abandonado”.
Cazuza tornou-se referência da música brasileira no final do século XX, com sucessos como: “Exagerado”, “Brasil”, “Codinome Beija-Flor”, “Ideologia”, “Faz Parte do Meu Show”, “O Tempo Não Pára” e “O Nosso Amor A Gente Inventa”.
Conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, assumiu em entrevistas ser bissexual e declarou-se soropositivo em 1989. Após quatro meses de tratamento alternativo em São Paulo, Cazuza faleceu por um choque séptico causado pelo SIDA/AIDS, no dia 07 de julho de 1990, aos 32 anos.
4. Elis Regina
Elis Regina Carvalho Costa, nascida em Porto Alegre (RS), no dia 17 de março de 1945, é considerada por muitos como uma das maiores cantoras da MPB, apelidada por Vinícius de Moraes de “Pimentinha”.
Pioneira, em 1966, resgistrou o primeiro disco independente produzido no Brasil, intitulado Viva o Festival da Música Popular Brasileira, gravado durante o festival. Lançou cantores, até então desconhecidos, como : Milton Nascimento, Renato Teixeira, Tim Maia, Gilberto Gil, João Bosco e Aldir Blanc, Sueli Costa, entre outros.
Dentre os inúmeros sucessos consagrados estão: “Maria Maria”, “Se Eu Quiser Falar com Deus” e “Viramundo”, além muitos outros. Elis Regina faleceu aos 36 anos de idade, em 19 de janeiro de 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína, tranquilizantes e bebida alcoólica
5. Elvis Presley
Elvis Aaron Presley, natual de Mississippi (EUA), nasceu em 08 de janeiro de 1935, foi músico e ator mundialmente denominado “O Rei do Rock”, tornando-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial no século XX.
Dentre seus maiores sucessos podemos destacar: “Love me Tender”, “Always On My Mind” e “Kiss Me Quick”, e muitos outros.
Elvis teve problemas desde seu nascimento, quando seu irmão gêmeo, Jessie Garon, nasceu morto. Crescendo em meio aos destroços de um furacão que devastou sua cidade e sendo privado da figura do pai, preso em 1937, devido a estelionato, e o falecimento de sua mãe em 1958 marcaram sua vida para sempre.
Elvis morreu no dia 16 de agosto de 1977, pois por ser hipocondriaco ingeria alta quantidade de remédios, deteriorando todo o seu organismo, o que resultou em um colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, provocando comoção nunca vista antes no mundo.
6. Freddie Mercury
Farrokh Bommi Bulsara, nascido em Stone Tawn, em 5 de setembro de 1946, foi o vocalista da banda de Rcock britânica Queen e é considerado por críticos e por diversas votações populares um dos melhores cantores de todos os tempos e uma das vozes mais conhecidas do mundo.
Sendo considerado um aluno nota “A”, diplomou-se em Design Gráfico e Artístico na Ealing Art College (Inglaterra), possuindo uma série de trabalhos em arte visual, disponíveis em alguns sítios da internet.
Mercury compôs muitos dos sucessos da banda, com “Bohemion Rhapsody”, “Some Body to Love”, “Love of My Life” e “We Are the Champions”.
Em 23 de novembro Mercury declarou que estava com AIDS, após rumores, vindo a falecer na noite de 24 de novembro de 1991, em sua própria casa.
7. Michael Hutchence
Michael Killand John Hutchenc, natural de Sidney, nascido em 22 de janeiro de 1960, foi vocalista da banda INXS, considerado um dos maiores cantores de todos os tempos e o melhor vocalista dos anos 80.
Entre seus maiores sucessos, destacam-se: “Never Tear Us Apart”, “By My Side”, “New Sensation”, “Original Sin”, “Disappear” e “Not Enough Time”, dentre outros.
No dia 22 de novembro de 1997, o cantor foi encontrado morto em um hotel na Austrália, a versão oficial diz que ele se enforcou com um cinto.
8. Janis Joplin
Janis Lynn Joplin, natural do Texas, nascida em 19 de janeiro de 1943, foi uma cantora e compositora estaduniense, ficou conhecida no final dos anos 60 como vocalista da banda “Big Brother an the Holding Company”, no qual fez seu nome no álbum Cheap Thrills (1968) e posteriormente como artista solo.
Entre seus sucessos destacam-se: “Down on Me”, “I Need a Man to love”, “Turtle Blues”, dentre outros.
Janis bebeu muito em toda a sua carreira e aumentava gradativamente seu uso de drogas, incluindo a heroína. Janis Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, aos 27 anos.
9. Jim Morrison
James Douglas Morrison, natural de Melbourne (EUA), nascido em 08/12/1943, foi cantor, compositor e poeta norte-americano, vocalista da banda de rock The Doors. Ao contrário dos conservadores e rigorosos pais, Morrison era um boêmio aventureiro, formando-se no curso de de cinema pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).
O nome da banda surgiu inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Huxley, com base no verso do poema de Willian Blake, que dizia “If the doors of perception were cleansed every thing wold appear to man as it is, infinite (Se as portas da percepção estiverem limpas/Toda coisa se apresentará ao homem como ela é, infinta). Porém antes da formação da banda, Morrison começou a consumir várias drogas, a beber álcool em grandes quantidades e a entregar-se a diversos prazeres.
Entre os sucessos da banda podemos destacar: “Break on Through (To the Other Side), “Light My Fire”, “People Are Strange” e “Love Me Two Time, dentre outros.
Morrison morreu em 3 de julho de 1971, aos 27 anos de idade, e de acordo com relatório oficial a causa foi ataque cardíaco, mas para muitos fãs e biógrafos há duas hipóteses para sua morte: overdose ou assassinato planejado pelas próprias autoridades do governo americano. O mais estranho na história é que Morrison chegou a afirmar que seria o 4º a morrer misteriosamente, tendo sido os três primeiros Jimi Hendrix, Janis Joplin e Brian Jones (todos morreram aos 27 anos).
10. Kurt Cobain
Kurt Donald Cobain, natural de Aberdeen (EUA), nascido em 20 de fevereiro de 1967, tido como um dos maiores artistas da década de 90, foi um músico norte-americano, mais conhecido por ter sido o guitarrista, vocalista e compositor da banda Nirvana.
A canção “Smells like Teen Spirit” marcou o início de uma dramática e eletrizante mudança no mundo do rock & Roll, dando espaço a um estilo de rock mais sujo, pesado, originando o som denominado Grunge e o rock alternativo, sendo considerada o “hino de uma geração inteira”, rendendo a Cobain o título de porta-voz da denominada “Geração X”.
Cobain teve sua vida marcada pela depressão, desgastes emocionais causados pela pressão exercida pela mídia e por uma relação conturbada com sua esposa, e vícios em drogas. Faleceu no dia 05 de abril de 1994, tendo causa da morte como provável suicídio.
11. James Brown
James Joseph Brown, natural de Barnwell (EUA), nascido em 3 de maio de 1933, foi um cantor, compositor e produtor musical norte-americano com grande influência na música do século XX. Dentre os problemas de Brown, destacam-se os com a lei, tais como: roubo, perseguição de carro em alta velocidade, transportar pistola sem licença e agredir um policial, juntamente com drogas e outros delitos, chegou a ser preso por três anos.
Dentre seus maiores sucessos, destacam-se: “Papa’s Got a Brand New Bag”, “I Got You (I Feel Good), “Showtime”, dentre outros.
Em 25 de dezembro de 2006, Brown faleceu por insuficiência cardíaca resultante de complicações de uma pneumonia.
12. Jimmy Hendrix
Nascido Johnny Allen Hendrix, mais tarde James Marshall Hendrix, nasceu em Seattle (EUA) em 27 de novembro de 1942, foi guitarrista, cantor, compositor e produtor norte-americano, considerado um dos mais importantes guitarristas da história do rock.
Dentre os sucessos que o consagraram podemos citar: “Hey Joe”, “Stone Free”, “Purple Haze”, “The Wind Cries Mary”, entre outros.
Jimmy Hendrix morreu em Londres, em 18 de setembro de 1970, mas a causa da morte ainda é um mistério, já que o médico que o atendeu disse que ele tinha se asfixiado em seu próprio vômito composto principalmente de vinho tinto e a namorada, que estava junto com ele no hotel, afirmou que o artista teria tomado nove comprimidos de um remédio para dormir que ela utilizava (sem que ela soubesse), mas nada foi provado.
13. John Lennon
John Winston Ono Lennon (batizado com John Winston Lennon), natural de Liverpool (Inglaterra), nasceu em 9 de outubro de 1940, foi músico, compositor, escritor e ativista em favor da paz britânica.
Ficou conhecido mundialmente como um dos integrantes do grupo de rock britânico “The Beatles”, mas com o fim da banda, em 1970, John se dedicou a carreira solo. Dentre as composições de destaque estão: “Hepl!”, “Strawberry Fields Forever”, “All You Needs Is Love”, “Imagine”, “Woman”, entre outras.
John morreu em 8 de dezembro de 1980, aos 40 anos de idade, assassinado em Nova York quando retornava do estúdio de gravação com a esposa Yoko Ono.
14. Mamonas Assassinas
Banda brasileira de rock cômico com influência de gêneros populares como forró, sertanejo, além de Hard rock, música portuguesa e punk rock.
Integrantes:
Dinho – Alecsander Alves – Vocal – Natural de Irecê, nascido em 5/03/1971;
Bento Hinoto – Alberto Hinmotto – guitarra, violão, vocal de apoio – Natural de Itaquaquecetuba, nascido em 07/08/1970;
Júlio Rasec – Júlio César – Teclados e vocal de apoio – Natural de Guarulhos, nascido em 04/01/1968;
Samuel Reoli – Samuel Reis de Oliveira – baixo e vocal de apoio – Natural de São Paulo, nascido em 11/03/1973;
Sérgio Reoli – Sérgio Reis de Oliveira – bateria – Natural de Guarulhos, nascido em 30/09/1969.
Conquistaram grande sucesso com seu humor nos anos 90, vendendo mais de 2,3 milhões de cópias, com sucessos como “Pelados em Santos”, “Robocop Gay”, “Vira-Vira”, “1406″ e Sabão Crá-Crá”, tendo somente cinco meses e três semanas de carreira.
Em 2 de março de 1996, em um jato fretado, os integrantes da banda foram rumo a um show no estádio Mané Garrincha, em Brasília, infelizmente, o jato colidiu com a Serra da Cantareira, matando todos.
15. Michael Jackson
Michael Joseph Jackson, natural de Gary (EUA), nascido em 29 de agosto de 1958, foi cantor, compositor, dançarino, produtor e humanitário dos EUA. Iniciou sua carreia aos cinco anos de idade, cantando com seus irmãos no grupo “Jackson Five”, sua carreira solo só iniciou em 1971, logo após ganhou o título de Rei do Pop, com sucessos omo “Off the Wall (1979)”, “Triller (1982)”, “Bad (1987)”, “Dangerous (1991)” e “History (1995).
Entrou duas vezes ao Rock An Roll Hall of Fame, conquistou vários records pelo Guinness World Record, um deles pelo single Thriller o mais vendido da história da música, doou milhões de dólares a causas beneficientes do Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridade, entre outras.
Criticado e perseguido durante sua carreira, Jackson perdeu grande parte de sua fortuna provando sua inocência, sendo o alvo preferido da mídia pelas acusações e mudança em sua cor de pele devido há um câncer. Seu último mega show seria em Londres para o qual Jackson já fazia ensaios, mas O Rei do Pop morreu no dia 25 de junho de 2009 de parada cardíaca, em sua casa, antes de poder realizar o sonho dele e dos milhares de fãs.
16. Raul Seixas
Raul Santos Seixas, natural de Salvador, nascido em 28 de junho de 1945, foi cantor e compositor brasileiro. Avançado para seu tempo tinha idéias revolucionárias para época, chegando a ser preso pelo Departamento de Ordem Pública e Social, exilando-se nos EUA.
Raul Seixas apesar de notável cantor e compositor, com letras ainda hoje lembradas, teve uma vida muito atribulada com várias internações por alcoolismo e vários relacionamentos, além de depressão.
O “Maluco Beleza”, como era chamado, teve muitas de suas canções imortalizadas pelo público, como: Maluco Beleza, Metamorfose Ambulante, Sociedade Alternativa, Gitâ, Eu nasci há 10 mil anos atrás, Medo da Chuva e Tente Outra Vez, chegando a ganhar disco de Ouro póstumo pelo LP A Panela do Diabo, vendendo 150.000 cópias.
Raul Seixas faleceu no dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos, vítima de parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante.
17. Renato Russo
Renato Manfredini Júnior, natural do Rio de Janeiro, nascido em 27/03/1960, foi cantor, compositor e músico brasileiro, membro da banda Legião Urbana e do Aborto Elétrico, da qual saiu por desentendimentos com o baterista, considerado por muitos críticos o maior compositor do rock brasileiro.
Dentre seus grandes sucessos podemos citar: Será, ainda É Cedo, Perdidos no Espaço, Por Enquanto, Que País é Este, Faroeste Caboclo, dentre outros.
Renato Russo assumiu, aos 18 anos, para sua mãe que era homossexual. Desde 1989 era soropositivo, faleceu em 11 de outubro de 1996, pesando somente 45 quilos, em consequência de complicações causadas pela AIDS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário